O APRENDER E O ENSINAR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM MUNDOS VIRTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1660Palavras-chave:
Mundo Virtual, Ambinte Virtual de Aprendizagem, Comunidade Virtual de Aprendizagem, Espaço de Convivência, Formação do EducadorResumo
O artigo se insere nos estudos do Grupo de Pesquisa: Educação Digital - UNISINOS/CNPq - e discute a formação do educador na construção de mundos virtuais. O estudo se efetiva na realização das Atividades Complementares: Aprendizagem em Mundos Virtuais e Prática Pedagógica em Mundos Virtuais. O objetivo das atividades consistiu na compreensão do processo de ensino e de aprendizagem ocorridos e da identificação das potencialidades dessa tecnologia para a educação. A metodologia da prática pedagógica consistiu em Projetos de Aprendizagem baseados em problemas. A metodologia possibilitou o levantamento dos dados nos registros realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Mundo Virtual, para a articulação com o referencial interacionista/construtivista/ sistêmico. O processo formativo agregou a tecnologia de Mundos Virtuais aliada à constituição de Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVAs) - no AVA - o que propiciou a evidência da importância do viver/conviver do Educador na construção do mundo virtual, promovendo a auto-reflexão sobre o aprender e ensinar. Na convivência, desencadeou a construção da autonomia no Educador, para que o mesmo se configurasse como autor da sua construção no mundo virtual e problematizador das questões educacionais na CVA.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BACKES, L.; SCHLEMMER, E. O APRENDER E O ENSINAR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM MUNDOS VIRTUAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 129–140, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1660. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1660. Acesso em: 6 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.