O APRENDER E O ENSINAR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM MUNDOS VIRTUAIS

Autores

  • Luciana Backes
  • Eliane Schlemmer

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1660

Palavras-chave:

Mundo Virtual, Ambinte Virtual de Aprendizagem, Comunidade Virtual de Aprendizagem, Espaço de Convivência, Formação do Educador

Resumo

O artigo se insere nos estudos do Grupo de Pesquisa: Educação Digital - UNISINOS/CNPq - e discute a formação do educador na construção de mundos virtuais. O estudo se efetiva na realização das Atividades Complementares: Aprendizagem em Mundos Virtuais e Prática Pedagógica em Mundos Virtuais. O objetivo das atividades consistiu na compreensão do processo de ensino e de aprendizagem ocorridos e da identificação das potencialidades dessa tecnologia para a educação. A metodologia da prática pedagógica consistiu em Projetos de Aprendizagem baseados em problemas. A metodologia possibilitou o levantamento dos dados nos registros realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Mundo Virtual, para a articulação com o referencial interacionista/construtivista/ sistêmico. O processo formativo agregou a tecnologia de Mundos Virtuais aliada à constituição de Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVAs) - no AVA - o que propiciou a evidência da importância do viver/conviver do Educador na construção do mundo virtual, promovendo a auto-reflexão sobre o aprender e ensinar. Na convivência, desencadeou a construção da autonomia no Educador, para que o mesmo se configurasse como autor da sua construção no mundo virtual e problematizador das questões educacionais na CVA.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BACKES, L.; SCHLEMMER, E. O APRENDER E O ENSINAR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM MUNDOS VIRTUAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 129–140, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1660. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1660. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente