REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Celso Zonta
  • Marisa Eugênia Melillo Meira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1665

Palavras-chave:

Representações Sociais, Fracasso Escolar, Psicologia da Educação, Psicologia Social, Aprendizagem

Resumo

O objetivo desse texto é o de analisar criticamente as representações sociais de professores sobre o fracasso escolar. Com base em dados provenientes de pesquisa empírica, o trabalho destaca que, embora os professores apresentem um discurso mais contextualizado que incorpora certos elementos de crítica, prevalece a culpabilização dos alunos, e ainda não se observa uma postura consciente de seu papel na produção do fracasso e nem um efetivo comprometimento no desenvolvimento de ações que possam levar à sua reversão. Desse modo, observa-se uma coerência ideológica entre as explicações patologizantes fornecidas pela Psicologia, que contribuem para diferentes formas de exclusão dos que “não aprendem” e as representações dos professores sobre o fracasso escolar como se este fosse um fenômeno individual, com pouca ou nenhuma conexão com os contextos sociais e educacionais. O trabalho indica a necessidade de profundas transformações na realidade educacional, especialmente no que se refere a formação docente, visto que a representação do fracasso escolar como produto de problemas individuais é uma das expressões da penetração da estrutura alienada da vida cotidiana no âmbito da educação.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ZONTA, C.; MEIRA, M. E. M. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 205–217, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1665. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1665. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente