MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Samuel Francisco Huf Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa.
  • Dionísio Burak Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.21216
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Modelagem Matemática, Educação Matemática.

Resumo

Este artigo trata da Modelagem Matemática aplicada à Educação do Campo. A Modelagem Matemática é uma atividade diferenciada do ensino tradicional e passível de ser aplicada nas mais diversas situações. Assim, investiga-se as contribuições da modalidade quando aplicada na Educação do Campo. Para tanto é realizado trabalho prático com vinte estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo no Interior do Paraná, tendo como base a fundamentação teórica de estudiosos da modalidade. Os resultados evidenciam que a Modelagem Matemática desenvolvida na educação do campo, ao valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes dá sentido a sua realidade e potencializa as aulas de Matemática. Verifica-se, pois, que com a sistematização do conhecimento empírico dos estudantes, avança-se para a aquisição do conhecimento matemático científico, com mais motivação e facilidade.

Biografia do Autor

Samuel Francisco Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa.

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN-UNICENTRO). Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT-UTFPR Ponta Grossa). Bolsista da Capes.

Dionísio Burak, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Pós-Doutor pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professor efetivo na Universidade Estadual de Ponta Grossa, como pesquisador sênior atuando na pós-graduação.  

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa.

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Ponta Grossa. 

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

HUF, S. F.; BURAK, D.; PINHEIRO, N. A. M. MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 451–475, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.21216. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21216. Acesso em: 29 mar. 2024.