O BRINCAR E O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DELICADA RELAÇÃO DESCORTINADA PELAS PESQUISAS

Autores

  • Tiago Efrem Andreeta Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
  • Luana Carramillo Going Universidade Católica de Santos - Unisantos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.21616
Agências de fomento
Programa Mestre-Aluno. Prefeitura de Santos.

Resumo

O brincar e o lúdico apresentam uma delicada relação com o ensino fundamental devido à dicotomia historicamente construída, que prevê a escola como um lugar exclusivo para a aprendizagem, contraditória à brincadeira. Os termos são, assim, utilizados com semelhança semântica, embora o segundo tenha um sentido mais amplo, que abarca dentro de si o primeiro. O objetivo deste trabalho é verificar de que maneira as práticas docentes atuais permitem a presença do lúdico, necessário ao desenvolvimento do imaginário infantil nas turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Para tal, realiza-se levantamento bibliográfico por meio de acesso às plataformas online da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Google Acadêmico, com o uso das palavras-chave “lúdic*”; “lúdic*”+“primeiro ano do ensino fundamental”; “brincar”+“primeiro ano do ensino fundamental”; “ludic*”+“ensino fundamental”. Os resultados observam que as pesquisas focam ora na perspectiva dos professores, ora na dos alunos para compreender como é permitido às crianças brincar dentro das escolas. O ponto convergente entre eles é a pouca utilização de brincadeiras e de momentos lúdicos em turmas de primeiro ano, ainda que as pesquisas o apresentem como parte importante do desenvolvimento infantil. Como justificativa para a ausência do lúdico no processo da aprendizagem as pesquisas atribuem dois pontos relevantes, sendo a pouca exploração sobre o tema durante a formação docente e a necessidade de trabalhar massivamente os conteúdos escolares impostos pela sociedade e pelos documentos emitidos por instituições oficiais, tanto em esfera federal, quanto estadual e municipal. O encontro entre esses dois fatores reforça o uso de atividades mecânicas e muitas vezes sem sentido para as crianças.

Biografia do Autor

Tiago Efrem Andreeta, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Professor de Educação Básica I da Rede Municipal de Santos - SP, Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental.

Luana Carramillo Going, Universidade Católica de Santos - Unisantos

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000). Doutorado em Educação: Currículo pela PUC/SP (2011). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia; Administração Escolar de 1º e 2º Grau. Graduação em Formação de Psicólogo. Professora do Mestrado de Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas. Professora de Graduação de Psicologia.

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Publicado

23-04-2021

Como Citar

ANDREETA, T. E.; GOING, L. C. O BRINCAR E O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DELICADA RELAÇÃO DESCORTINADA PELAS PESQUISAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 322–342, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.21616. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21616. Acesso em: 24 abr. 2024.