POSSIBILIDADES DA AÇÃO COMUNICATIVA PARA A PEDAGOGIA: PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25393
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Agir comunicativo.

Resumo

O estudo aborda, a partir da teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, as possibilidades para uma pedagogia intersubjetiva no espaço escolar. Utilizou-se da pesquisa etnográfica educacional, tendo como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela equipe gestora, pedagógica e docente, em uma escola pública de nível médio no Estado do Rio Grande do Norte, de modo a refletir acerca dos alcances do agir comunicativo orientado ao entendimento frente aos limites impostos pelo agir técnico. Empregou-se a pesquisa exploratória e bibliográfica, além de observações participantes com registros em diário de bordo. Constatou-se consideráveis limites ao agir comunicativo. Entretanto, verificou-se a presença de ações intersubjetivas da equipe pedagógica e docente. Nesse contexto, a pedagogia se desvela como ciência; por sua abrangência, se torna potencial para o campo educativo de maneira holística e concomitante a realização de ações intersubjetivas que possam considerar o mundo da vida dos sujeitos.

Biografia do Autor

Amanda Santos de Queiroz Oliveira Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino, Pedagoga nas redes Estadual e Municipal.

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

PAIVA, A. S. de Q. O.; CARNEIRO, R. N. POSSIBILIDADES DA AÇÃO COMUNICATIVA PARA A PEDAGOGIA: PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RN. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 223–246, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25393. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25393. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade