A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROJETO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

  • Sidinei Pithan da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-6400-4631
  • Adriane Helena Dutra Quaresma Unijuí/RS.
  • Paula Luiza Pündrich Unijuí/RS.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25470
Agências de fomento

Palavras-chave:

História da Educação. Manifesto dos pioneiros. Formação de professores.

Resumo

Neste artigo buscou-se analisar a escrita do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) (AZEVEDO, 2006), sob a ótica principal da formação de professores no projeto da reconstrução educacional no Brasil. O objetivo do presente estudo é identificar quais foram as influências do Manifesto de 32 e seus desdobramentos na história da Educação brasileira no que se refere à formação de professores e qual seu legado para a Pedagogia nos dias atuais. O texto foi elaborado com base em pesquisa bibliográfica de autores que abordam a formação social e educacional do Brasil, como Mario Osorio Marques (2006a, b) e Dermeval Saviani et al. (2006). A partir da análise de ações, organizações coletivas e leis sancionadas posteriores à divulgação do Manifesto, e também tendo como referência o PNE (BRASIL, 2015) e as informações atualizadas do Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2018, foi possível visualizar o panorama nacional da educação brasileira, seus avanços e recuos e as implicações tanto para a Pedagogia quanto para a formação e valorização do profissional docente na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor, Professor do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - UNIJUÍ. sidinei.pithan@unijui.edu.br

Adriane Helena Dutra Quaresma, Unijuí/RS.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Especialista em Mídias na Educação pela FURG. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela SETREM. Professora da Rede Pública Municipal.

Paula Luiza Pündrich, Unijuí/RS.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Especialista em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão do Mauá. Graduada em Pedagogia pela UNIJUÍ. Professora da Rede Pública Municipal.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

SILVA, S. P. da; DUTRA QUARESMA, A. H.; PÜNDRICH, P. L. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROJETO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 362–383, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25470. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25470. Acesso em: 20 abr. 2024.