PEDAGOGIA CRÍTICA: POR UMA EPISTEMOLOGIA CRÍTICA E INSURGENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25478
Agências de fomento
CNPq, Unisantos

Palavras-chave:

Pedagogia Crítica, Insurgências, Epistemologias

Resumo

RESUMO

Este artigo, tecido sob forma de um ensaio crítico, pautado em pesquisas anteriores dos autores, pretende responder às seguintes questões de pesquisa: que outra racionalidade, para além da técnica-instrumental, ainda é possível à Pedagogia? Em reverberação às transformações do contexto contemporâneo, ainda se pergunta:  quais novas urgências interpelam a Pedagogia e quais insurgências são demandadas para a reinterpretação de seu estatuto epistemológico? O artigo teve por finalidade buscar uma reinterpretação epistemológica crítica da pedagogia, repercutindo as novas urgências postas à prática escolar que nos induzem a pensar em uma pedagogia para a vida e para os acontecimentos na vida. Considerou-se como resultado, que essas demandas para a pedagogia deverão circular em torno de quatro princípios insurgentes que lhe darão o caráter de criticidade: a antropo-ontologia, a epistemologia, as práticas e os poderes. Com base nos fundamentos da Pedagogia Crítica de Freire e ainda nas reflexões decorrentes das Epistemologias do Sul, considerou-se como as necessárias insurgências para reafirmar as bases da epistemologia crítica da pedagogia:  a imaginação criativa como ato de resistência; a organização de práticas para visibilizar os invisibilizados, construindo solidariamente espaços de diálogo e presença; a construção de processos pedagógicos de inclusão de outras práticas educativas; abertura de espaços para práticas dialógicas e problematizadoras; e o fortalecimento de práticas de resistências à lógica neoliberal. Finalmente, aposta-se que a Pedagogia seja a ciência que fundamentará processos críticos de ensinar e aprender em espaços escolares e não-escolares.

Biografia do Autor

Maria Amelia Santoro Franco, Professora/pesquisadora Universidade Católica de Santos.

Maria Amélia do Rosário Santoro Franco: pedagoga; mestre e doutora em Educação; pós-doutora em P. edagogia. Líder do Grupo: P´raticas pedagógicas, pesquisa e formação.

Guadalupe Correa Mota, Universidade Católica de Santos

Jornalista; Mestre em Comunicação; doutoranda em Educação.

Lisley Gomes Silva, Universidade Católica de Santos

Pedagoga; mestre em educação; doutoranda em educação.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

FRANCO, M. A. S.; MOTA, G. C.; SILVA, L. G. PEDAGOGIA CRÍTICA: POR UMA EPISTEMOLOGIA CRÍTICA E INSURGENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 73–96, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25478. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25478. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade