OPTIMIZAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES DAS CRIANÇAS PORTUGUESAS FACE AOS DESAFIOS DAS “NOVAS” FAMÍLIAS DO SÉCULO XXI

Autores

  • Margarida Dias Pocinho
  • Regina Capelo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2555

Palavras-chave:

escola a tempo inteiro (ETI), ocupação de tempos livres, actividade de enriquecimento do currículo, ensino fundamental

Resumo

O presente estudo disserta sobre a criação, a implementação e os impactos da escola a tempo inteiro na gestão dos tempos livres das crianças do Ensino Fundamental em Portugal. Trata-se de uma abordagem qualitativa em que os dados colhidos através das entrevistas realizadas a duas entidades governamentais, às autarquias locais, às Directoras e professores de escolas a tempo inteiro (ETI). Foram também aplicados trinta questionários aos docentes em exercício nas escolas-alvo. A investigação revela que a escola a tempo inteiro foi instituída pelo Governo Português duma Região Autónoma (Ilha da Madeira), com a participação e o envolvimento da comunidade educativa, após ponderados múltiplos factores que afectavam as aprendizagens dos alunos. Esta medida implementada produziu mudanças ao nível da escola, das crianças, das famílias, dos professores e da comunidade educativa. Conclui-se, ainda, a existência de implicações para os professores a nível da empregabilidade, da colaboração e da convivência.

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Publicado

18-03-2010

Como Citar

POCINHO, M. D.; CAPELO, R. OPTIMIZAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES DAS CRIANÇAS PORTUGUESAS FACE AOS DESAFIOS DAS “NOVAS” FAMÍLIAS DO SÉCULO XXI. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 19–35, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i8.2555. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2555. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Trabalho e Educação Profissional