FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25719
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Palabras clave:
Formação inicial do pedagogo, Espaços escolares e não escolares, Currículo.Resumen
Este texto apresenta uma análise curricular acerca da formação inicial do pedagogo para atuação profissional em espaços escolares e não escolares. A questão norteadora é: como se organizam as matrizes curriculares de licenciaturas em Pedagogia de universidades públicas dos Estados do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, em termos de conteúdos curriculares a respeito da formação inicial do pedagogo para atuação profissional em espaços escolares e não escolares? Em parâmetros metodológicos, fundamenta-se na análise documental de nove (09) projetos pedagógicos de cursos. Conclui-se, entre outros aspectos, que as licenciaturas estudadas necessitam dar mais ênfase, em seus currículos oficiais, aos conteúdos curriculares específicos sobre os espaços escolares e não escolares de Educação. Além disso, foi possível observar que a docência não se apresenta como central nas matrizes curriculares dos cursos, e a Pedagogia, concebida como ciência da educação, ocupa um lugar suplementar nas propostas curriculares analisadas.Descargas
Publicado
23-04-2021
Cómo citar
MEDEIROS, E. A. de; ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO CURRICULAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 97–122, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25719. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25719. Acesso em: 9 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade
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