REFLETINDO SOBRE A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS DO PIBID BIOLOGIA UEMG/UBÁ

Autores

  • Kelly da Silva
  • Renata Barreto Tostes
  • Priscila Paschoalino

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.9945
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Formação de professores. Reflexão. PIBID/Ciências biológicas/UEMG.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre o processo de formação instituído no subprojeto Ciências Biológicas UEMG/Ubá do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que possui entre seus objetivos o estreitamento dos bolsistas iniciantes à docência (licenciandos) com o cotidiano da Educação. Questões foram o motor de desenvolvimento deste trabalho, entre estas, quais as identidades constituídas no interior deste subprojeto? Qual o impacto sofrido pelos bolsistas frente à escola? Serão estes graduandos professores quando se formarem? E o profissional que já está na escola, como o projeto reflete em seu cotidiano? O campo empírico foi organizado a partir da análise documental (revisão bibliográfica) e de entrevistas com estudantes e professores das escolas que o projeto atua. Esse questionamento nasceu a partir da conjuntura em que estamos inseridas, enquanto professoras do curso de Ciências Biológicas da UEMG/Ubá e coordenadoras de área do projeto. Neste trabalho, nossa análise se volta para o debate acerca da formação docente, buscando identificar, nas experiências vivenciadas pelos participantes do subprojeto PIBID/ ciências biológicas UEMG/Ubá, quais são as identidades construídas sobre o processo de ensino aprendizagem e a formação docente destes futuros educadores. Constantemente são adaptados, retocados e reconfigurados os modelos e os currículos educacionais, adequando-se a política de formação de professores ao padrão de desenvolvimento que se pretende forjar. O PIBID é um projeto que objetiva possibilitar a iniciação à docência aos estudantes dos cursos de licenciatura para que estes possam atuar no âmbito da educação básica da rede pública. O projeto procura instigar esses futuros professores para que a partir das teorias compreendidas ao longo do curso de licenciatura exista uma maior aproximação com a realidade da sala de aula. O PIBID busca não somente a melhor formação desse professor, mas também uma contribuição às escolas contempladas com o projeto. O Subprojeto de Ciências Biológicas UEMG/Ubá se constitui a partir do projeto institucional: “as licenciaturas da UEMG e a educação básica: construindo saberes e práticas docentes”, propondo o ensino de biologia no ensino médio, de forma a propiciar a ampliação das habilidades e competências em ciências biológicas dos discentes desse nível de escolaridade.

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Publicado

20-05-2015

Como Citar

SILVA, K. da; TOSTES, R. B.; PASCHOALINO, P. REFLETINDO SOBRE A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS DO PIBID BIOLOGIA UEMG/UBÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i19.9945. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9945. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios