Análise de um curso online sobre tuberculose na perspectiva de estudantes e profissionais de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i1.28579Palavras-chave:
Educação a Distância, Educação Permanente em Saúde, TuberculoseResumo
O estudo teve o objetivo de analisar a opinião de estudantes formandos e profissionais de enfermagem sobre um curso de capacitação em tuberculose no ambiente da Plataforma Moodle. Estudo exploratório e abordagem qualitativa realizado a partir de um curso online em tuberculose com 12 participantes, em outubro de 2020. Utilizou-se a técnica de Grupo Focal online, baseado em questões norteadoras voltadas ao curso, e a Análise de Conteúdo de Minayo. Os relatos analisaram o curso em diversos aspectos, classificando-o de forma positiva, os participantes destacaram que a maioria das pessoas buscam atualização profissional valorizando métodos de ensino que utilizam inovações tecnológicas, as quais quando aliadas a teoria e prática no formato educativo permitem sanar dúvidas como por exemplo quanto a tuberculose. As estratégias de controle da tuberculose ainda carecem de uma dimensão integral de assistência, e para tal, ações educativas são fundamentais, sendo que a modalidade a distância possibilita o acesso a novos conhecimentos de maneira mais democrática.
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