Análise de um curso online sobre tuberculose na perspectiva de estudantes e profissionais de enfermagem

Autores

  • Thaís Tânia Ávila
  • Fábio Junior Martins
  • Fernanda Carminati de Moura
  • Maria de Lourdes de Almeida
  • Nathalia Halax Orfão Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Maria Luzia Topanotti

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i1.28579

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Permanente em Saúde, Tuberculose

Resumo

O estudo teve o objetivo de analisar a opinião de estudantes formandos e profissionais de enfermagem sobre um curso de capacitação em tuberculose no ambiente da Plataforma Moodle. Estudo exploratório e abordagem qualitativa realizado a partir de um curso online em tuberculose com 12 participantes, em outubro de 2020. Utilizou-se a técnica de Grupo Focal online, baseado em questões norteadoras voltadas ao curso, e a Análise de Conteúdo de Minayo. Os relatos analisaram o curso em diversos aspectos, classificando-o de forma positiva, os participantes destacaram que a maioria das pessoas buscam atualização profissional valorizando métodos de ensino que utilizam inovações tecnológicas, as quais quando aliadas a teoria e prática no formato educativo permitem sanar dúvidas como por exemplo quanto a tuberculose. As estratégias de controle da tuberculose ainda carecem de uma dimensão integral de assistência, e para tal, ações educativas são fundamentais, sendo que a modalidade a distância possibilita o acesso a novos conhecimentos de maneira mais democrática.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Como Citar

ÁVILA, T. T.; MARTINS, F. J.; MOURA , F. C. de; ALMEIDA, M. de L. de; HALAX ORFÃO, N.; TOPANOTTI, M. L. Análise de um curso online sobre tuberculose na perspectiva de estudantes e profissionais de enfermagem. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 109–122, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i1.28579. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/28579. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos