Experiências maternas sobre o cuidado com o filho com deficiência intelectual na APAE salvador

Autores

  • Matheus Wisdom Pedro de Jesus Universidade do Estado da Bahia
  • Sueli Ribeiro Mota Souza Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29587

Palavras-chave:

Experiências Maternas, Deficiência Intelectual, APAE Salvador

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as experiências maternas sobre o cuidado com o filho com deficiência. A referida pesquisa é um recorte da pesquisa intitulada “Inclusão socioeducacional de educandos com deficiência intelectual: percepções de mães da APAE Salvador” na qual são retratadas o experienciar da maternidade atípica e como isso afeta as relações das mães em diversos quesitos da conjuntura social como relacionamento conjugal, autocuidado e integralidade no cuidado junto à criança com deficiência intelectual. O estudo, portanto, é qualitativo de cunho fenomenológico, pois percebe o cuidado materno nesta vertente como um fenômeno social que evidencia novos desdobramentos do que é conviver com a deficiência intelectual sob a ótica das mães. Os resultados apontam que o cuidado do filho com deficiência ainda é visto como uma responsabilidade excepcionalmente materna, uma vez que a mãe abdica de seus próprios interesses para dedicar-se integralmente a essa função pré-determinada.

Biografia do Autor

Matheus Wisdom Pedro de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC / UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Pensamento e Contemporaneidade (UNEB). Psicopedagogo da APAE Salvador.

Sueli Ribeiro Mota Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-Doutorado na Università degli Studi di Firenze. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia, Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Professora/pesquisadora Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) atuando no Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (Campus I) da Universidade do Estado da Bahia. Membra do Grupo de Pesquisa Pensamento e Contemporaneidade (UNEB).

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

PEDRO DE JESUS, M. W.; RIBEIRO MOTA SOUZA, S. Experiências maternas sobre o cuidado com o filho com deficiência intelectual na APAE salvador. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 39–54, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.29587. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29587. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos