Em busca de uma pedagogia culturalmente sensível

uma alternativa ao combate ao preconceito linguístico em contexto fronteiriço

Autores

  • Lidiane de Carvalho Alves UNIOESTE
  • Maridelma Laperuta-Martins UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.30174

Palavras-chave:

Alunos brasiguaios, preconceito linguístico, escola

Resumo

Na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), é muito comum a presença de alunos brasiguaios nas escolas brasileiras, sobretudo, em Foz do Iguaçu (PR). Devido à visão de homogeneização linguística do português, adotada pela escola brasileira, esses passam a ser estigmatizados socialmente. Diante dessa realidade, este texto tem por objetivo discutir teoricamente como o preconceito linguístico direcionado aos alunos brasiguaios se constitui um fenômeno ideológico e como é possível superar tais práticas segregadoras. Este estudo tem abordagem qualitativa, inserido no âmbito da Linguística aplicada, e recorreu à pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que o preconceito linguístico vivenciado pelos brasiguaios é ideológico, marcado por visões de mundo e ideologias estereotipadas, as quais impactam de maneiras consideráveis esses sujeitos que já vivem outras situações desiguais, como as socioeconômicas. Trata-se de prática segregacionista que prega a incompetência dos falantes provenientes das camadas populares, sendo, portanto, um mecanismo de ideologia linguística, que postula hierarquia linguística/social. Nas escolas de fronteira, esse quadro é agravado, sobretudo, pela falta de práticas pedagógicas que sejam sensíveis à heterogeneidade linguística que compõe as salas de aulas.  Nesse sentido, a Sociolinguística Educacional, a partir de uma visão da Pedagogia Culturalmente Sensível, torna-se um caminho profícuo para o trabalho com a Língua Portuguesa, haja vista que é uma abordagem que rompe com o ensino exclusivo de regras gramaticais, promovendo o uso de recursos linguísticos/comunicativos e ampliando o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos por meio da valorização dos saberes acumulados culturalmente.

Biografia do Autor

Lidiane de Carvalho Alves, UNIOESTE

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Membro do grupo de pesquisa Análise linguística, Ensino e Formação –ALEF (CAPES/CNPq). Docente das disciplinas de Língua Estrangeira Moderna – Espanhol e Língua Portuguesa no Instituto Federal do Paraná SEED/PR.

Maridelma Laperuta-Martins, UNIOESTE

Doutora  em  Linguística  e  Língua  Portuguesa  pela  Universidade  Estadual  Paulista  Julio  de  Mesquita  Filho – UNESP.  Professora  adjunto  da  Universidade  Estadual  do  Oeste  do  Paraná  e  Lider  e  membro  do  grupo  de  pesquisa Análise linguística, Ensino e Formação – ALEF (CAPES/CNPq).

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

DE CARVALHO ALVES, L.; LAPERUTA-MARTINS, M. . Em busca de uma pedagogia culturalmente sensível: uma alternativa ao combate ao preconceito linguístico em contexto fronteiriço. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 222–242, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.30174. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30174. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos