PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO

Autores

  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais Universidade Estadual de Londrina
  • Vanderley Flor da Rosa UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.14005
Agências de fomento

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Desenho Universal para a Aprendizagem, Planejamento, Atividade pedagógica.

Resumo

Este artigo discute sobre o planejamento de atividades pedagógicas para inclusão a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Parte do problema de pesquisa: de que maneira o planejamento de atividades pedagógicas pode explicitar os princípios da inclusão educacional? Essa questão é relevante, pois quando as intenções inclusivas na educação são sistematizadas, as ações docentes propiciam por meio da organização do ensino para aprendizagem a mediação qualitativa, com o uso de recursos e estratégias adequadas aos alunos. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para subsidiar a produção de um material didático aos docentes para auxiliar no momento do planejamento e avaliação das atividades pedagógicas para a inclusão educacional. Tem como principais referenciais as ideias de Libâneo (2012), Rodrigues (2007), Mantoan (2011) e, Meyer, Rose e Gordon (2002) oferecendo uma contribuição ao campo da prática docente na inclusão educacional diante a organização das atividades pedagógicas empregando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. 

Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP) em 2011. Especialista em Educação Especial Inclusiva (2012-2013) e em Políticas Públicas para a Educação(2013-2014), ambas pela UENP/CCP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza -PPGEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina.

Vanderley Flor da Rosa, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio.

Doutor em Educação, pela UNESP - Câmpus Marilia (2011). Possui Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo - ICMC/USP (2001). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1988), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná (1993). Atualmente é professor da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN (UTFPR Câmpus Londrina).

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

DE SOUZA PRAIS, J. L.; ROSA, V. F. da. PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 166–182, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.14005. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/14005. Acesso em: 30 abr. 2024.