DIRETIVIDADE NO ENSINO E ZONA DO DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: A FUNÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA TEORIA DE VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19405Keywords:
Diretividade no ensino, Zona de desenvolvimento proximal, Vigotski.Abstract
Vigotski foi testemunha ocular da Revolução Russa de 1917, que alçou ao poder a sociedade socialista, e, sobre esta sociedade, tributária do marxismo, erigiu sua teoria, guia e expressão de uma prática social. Estamos dispostos, no presente artigo, a fazer uma apologia a Vigotski. Na metodologia, analisamos de forma crítica seus escritos e buscamos “reinventar” o autor, tecendo comentários sobre sua teoria, desde a circulação até a apropriação. No campo teórico, o colocamos entre os marxistas, para diferenciá-lo de Piaget, que é Kantiano. Nosso objetivo é mostrar que, apesar da tradição escolar brasileira ser de gênese piagetiana, houve adesão dos educadores brasileiros aos escritos de Vigotski. Entre os motivos da adesão, elencamos a relação da base materialista de sua teoria com a democratização do país, nos anos 1980; a nova dinâmica que deu aos conceitos de aprendizagem e desenvolvimento; apresentação dos conceitos de zona de desenvolvimentoproximal, de filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese; as relações entre origens das formas superiores do comportamento humano consciente com a cultura; e a orientação de seu método para solucionar problemas educacionais. Destacamos o “conforto teórico” aos educadores brasileiros, em especial, pela compreensão da necessidade de diretividade no ensino e a fundamentação da Pedagogia Histórico-Crítica, teoria progressista entre as mais aceitas em educação no Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.