ARE DISCIPLINES DEAD?
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v20i1.23138Abstract
Michael Young, é professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE UCL), intelectual reconhecido mundialmente pela produção e discussão no campo da sociologia do currículo desde os anos 1970. Nesse trabalho, expõe a sua compreensão atual sobre questões referentes ao currículo, conhecimento e disciplinas escolares. Young afirma que falta uma sólida teoria do conhecimento que oriente as discussões acerca das escolhas curriculares e que observa uma negação dos teóricos do currículo em responder o que é realmente função essencial da educação: a promoção do desenvolvimento intelectual dos estudantes. Para Young isto se define como “conhecimento poderoso”, intimamente ligado às áreas do conhecimento, nas universidades, e às disciplinas escolares. A preocupação principal com o currículo para Young, deveria se centrar na pergunta: Qual conhecimento deve ser ensinado na escola? Vale destacar que sua posição atual é oposta a perspectiva relativista que marcou o movimento da Nova Sociologia da Educação (NSE), na Inglaterra, no início da década de 1970, e que foi apresentada no livro Knowledge and Control: New Directions for the Sociology of Education, editado por ele e considerado um marco do referido movimento no campo da sociologia do currículo. Nos últimos anos em seus diversos artigos, Young, aponta para a mudança que ocorreu em sua forma de pensar o conhecimento e o currículo, que ele deixa claro em seu artigo publicado no ano 2000 Bringing knowledge back in: a curriculum for lifelong learning, o qual, faz parte do livro que foi lançado em 2008 Bringing knowledge back in from social constructivism to social realism in the sociology of education. Esse debate e a reflexão sobre o lugar do conhecimento no currículo, assim como a importância das disciplinas escolares são objetos do texto a seguir.
Apresentação do autor e do texto por Julia Malanchen.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.