ARE DISCIPLINES DEAD?
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v20i1.23138Resumen
Michael Young, é professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE UCL), intelectual reconhecido mundialmente pela produção e discussão no campo da sociologia do currículo desde os anos 1970. Nesse trabalho, expõe a sua compreensão atual sobre questões referentes ao currículo, conhecimento e disciplinas escolares. Young afirma que falta uma sólida teoria do conhecimento que oriente as discussões acerca das escolhas curriculares e que observa uma negação dos teóricos do currículo em responder o que é realmente função essencial da educação: a promoção do desenvolvimento intelectual dos estudantes. Para Young isto se define como “conhecimento poderoso”, intimamente ligado às áreas do conhecimento, nas universidades, e às disciplinas escolares. A preocupação principal com o currículo para Young, deveria se centrar na pergunta: Qual conhecimento deve ser ensinado na escola? Vale destacar que sua posição atual é oposta a perspectiva relativista que marcou o movimento da Nova Sociologia da Educação (NSE), na Inglaterra, no início da década de 1970, e que foi apresentada no livro Knowledge and Control: New Directions for the Sociology of Education, editado por ele e considerado um marco do referido movimento no campo da sociologia do currículo. Nos últimos anos em seus diversos artigos, Young, aponta para a mudança que ocorreu em sua forma de pensar o conhecimento e o currículo, que ele deixa claro em seu artigo publicado no ano 2000 Bringing knowledge back in: a curriculum for lifelong learning, o qual, faz parte do livro que foi lançado em 2008 Bringing knowledge back in from social constructivism to social realism in the sociology of education. Esse debate e a reflexão sobre o lugar do conhecimento no currículo, assim como a importância das disciplinas escolares são objetos do texto a seguir.
Apresentação do autor e do texto por Julia Malanchen.
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