TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.25098Keywords:
Recursos Educacionais Abertos, Formação Continuada de Professores, Língua Inglesa.Abstract
As novas tecnologias digitais tornaram-se ferramentas úteis para o ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE). Entretanto, o uso pedagogicamente informado dessas tecnologias ainda não é parte da formação dos professores de LE. Nesse contexto, a UNIOESTE – Foz do Iguaçu ofereceu um curso de 40 h/a para professores da rede pública estadual de ensino. De maneira geral, foram tratados os temas Tecnologia e Sociedade, Tecnologia e Educação, Tecnologia e Ensino de LE e Recursos Educacionais Abertos (REA). Especificamente, foram abordados os REA e sua relação com o ensino da gramática e do vocabulário de língua inglesa, da compreensão e produção oral e escrita, e a relação entre língua e cultura, tendo em vista os direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). O retorno dado pelos professores se revelou produtivo ao aproximá-los não somente do uso ético de diferentes tecnologias digitais, com ênfase nos REA, como também das habilidades essenciais de aprendizagem presentes na BNCC.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.