TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.25098
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Recursos Educacionais Abertos, Formação Continuada de Professores, Língua Inglesa.

Resumen

As novas tecnologias digitais tornaram-se ferramentas úteis para o ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE). Entretanto, o uso pedagogicamente informado dessas tecnologias ainda não é parte da formação dos professores de LE. Nesse contexto, a UNIOESTE – Foz do Iguaçu ofereceu um curso de 40 h/a para professores da rede pública estadual de ensino. De maneira geral, foram tratados os temas Tecnologia e Sociedade, Tecnologia e Educação, Tecnologia e Ensino de LE e Recursos Educacionais Abertos (REA). Especificamente, foram abordados os REA e sua relação com o ensino da gramática e do vocabulário de língua inglesa, da compreensão e produção oral e escrita, e a relação entre língua e cultura, tendo em vista os direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). O retorno dado pelos professores se revelou produtivo ao aproximá-los não somente do uso ético de diferentes tecnologias digitais, com ênfase nos REA, como também das habilidades essenciais de aprendizagem presentes na BNCC.

Biografía del autor/a

Delfina Cristina Paizan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Câmpus Foz do Iguaçu.

Possui doutorado em Educação e Tecnologia - IoE/University of London (2014). Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Graduação em Letras pela Fundação Faculdade de Ciências e Letras de Mandaguari (1988). Atualmente é professor adjunta e membro do colegiado de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu. Trabalha com seguintes temas: língua inglesa, formaçao de professores, ensino de li, culturas de língua inglesa e ensino, tecnologias e ensino de LE. Coordenada o grupo de pesquisa Tecnologia no uso, no ensino e na aprenizagem de línguas estrangeiras.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Câmpus Cascavel.

Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel e no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) - nível de Mestrado no campus de Foz do Iguaçu, além de docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) também no campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Inteligência Aplicada) e do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa Tecnologias no uso, no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras, todos da UNIOESTE.

João Lucas Cavalheiro Camargo, Unioeste - Câmpus Foz do Iguaçu

Graduação em Letras - Português/Inglês através da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu (2017). Atualmente sou Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor-bolsista no Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana desde Agosto de 2018. Meu foco de pesquisa se centra nos Estudos da Tradução, especificamente, Teorias da Tradução, Formação de Tradutores e Técnicas de Tradução. Me interesso também nos estudos em Ensino de Língua Inglesa e Formação de Professores.

Etiene Caroline Farias de Mello, SESI - Foz do Iguaçu União Dinâmica da Cataratas (UDC) Unioeste - Câmpus Foz do Iguaçu

Mestre em Ensino com área de concentração em Linguagens, Tecnologias e Cultura pela Unioeste (2018). Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de ensino oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015) e em Língua Inglesa pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2014), graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês e respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2008). Com experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês e de português como língua estrangeira, o uso de tecnologias no processo de ensino/aprendizagem e formação de professores no ensino a distância.

Mirna Fernanda de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Câmpus Foz do Iguaçu.

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), instituição onde também cursou Mestrado (2001) e Doutorado (2006), ambos em Linguística e Língua Portuguesa. Atualmente é professora adjunta - Língua Inglesa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Morfossintática, Semântica e Pragmática, Interação dos componentes Gramaticais e Lexicais, Linguística e Tecnologia da Linguagem Humana.

Denis Antônio Silva, Instituto Federal do Paraná - IFPR/Foz do Iguaçu

Mestre em Ensino em Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2018). Graduação em Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Espanhola pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG (2015). Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Língua Inglesa pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG (2010). Atualmente é professor de Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa na Rede Estadual de Ensino de Foz do Iguaçu e no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu). Tem experiência em Letras em ensino de língua portuguesa, espanhola e inglesa. Áreas de interesse: ensino de línguas estrangeiras, formação de professores, ensino e aprendizagem mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), metodologias ativas de ensino, letramento digital, metodologia e redação científica.

 

Publicado

07-12-2020

Cómo citar

PAIZAN, D. C.; BOSCARIOLI, C.; CAMARGO, J. L. C.; DE MELLO, E. C. F.; DE OLIVEIRA, M. F.; SILVA, D. A. TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 236–246, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i2.25098. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25098. Acesso em: 17 jul. 2024.