EDUCAÇÃO PERMANENTE E O CÍRCULO DE CULTURA FREIREANO: DIÁLOGOS COM IDOSOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26624
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Educação Permanente, Círculo de Cultura, Idosos.

Resumen

O objetivo desse estudo foi caracterizar o perfil dos idosos participantes da oficina -Diálogos com quem gosta de ler e escrever- e analisar suas produções escritas para averiguar os significados e sentimentos atribuídos à prática educativa, inspirada no Círculo de Cultura Freireano. Tratou-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa com 66 idosos, escolarizados, saudáveis, que frequentaram a Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Os dados quantitativos foram descritos por meio da estatística inferencial e os qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo proposto por Bardin. Os resultados revelaram que a oficina trouxe mudanças positivas, possibilitando novos sentidos e sentimentos de bem-estar nos idosos.

 

Biografía del autor/a

Daniel De Aguiar Pereira, Faculdade IBRATE

Doutor em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela UNINOVE.

Mônica De Ávila Todaro, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Educação. Mestre em Gerontologia. Docente do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UFSJ.

Meire Cachioni, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Professora Associada | Escola de Artes, Ciências e Humanidades | Universidade de São PauloDocente do Bacharelado e da Pós-Graduação em Gerontologia | EACH USP

Publicado

24-06-2021

Cómo citar

PEREIRA, D. D. A.; TODARO, M. D. Ávila; CACHIONI, M. EDUCAÇÃO PERMANENTE E O CÍRCULO DE CULTURA FREIREANO: DIÁLOGOS COM IDOSOS. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 46–64, 2021. DOI: 10.48075/ri.v24i2.26624. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26624. Acesso em: 18 jul. 2024.