Políticas da representação

a transparência total ou a identidade como fake

Autores/as

  • Julia Akemi Takayama Ferry USP
  • Daniel Modos PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30093

Palabras clave:

ciberespaço, queer, performance

Resumen

A partir de uma compreensão do ciberespaço da internet como espaço público digital, o qual pode ser ocupado politicamente, investigamos preliminarmente como os regimes de representação cibernéticos se configuram, quais valores culturais obedecem e os efeitos subjetivos e políticos destas configurações. Por meio de um estudo de caso, a "Blogueirinha", personagem criada em um perfil nas redes sociais, analisamos algumas das potencialidades e limitações da performance queer no ciberespaço. Tendo em vista as injunções específicas das políticas de representação ordenadas pelas demandas da sociedade do espetáculo e da transparência, desenvolvemos que tais demandas não são opostas, mas articuladas a partir de uma lógica cínica. Um movimento contrário ao cinismo contemporâneo seria a performance da Blogueirinha, a qual, por meio da paródia, questiona tanto a expectativa de transparência total quanto propõe um uso lúdico da identidade como fake e queer. Por fim, concluiu-se que a Blogueirinha, simultaneamente, desempenha uma subversão do ponto de vista das normativas de gênero e das normas sociais do ciberespaço, como também se integra ao circuito do mercado tendo descoberto uma forma de ser rentável através de sua performance.

Biografía del autor/a

Julia Akemi Takayama Ferry, USP

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Daniel Modos, PUC-SP

Psicanalista e psicólogo graduado pela PUC-SP, integrante do grupo de trabalho e pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (Sedes Sapientiae).

Publicado

30-06-2023

Cómo citar

FERRY, J. A. T.; MODOS, D. Políticas da representação: a transparência total ou a identidade como fake. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 90–106, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30093. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30093. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos