CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE: PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.25602Palavras-chave:
Paulo Freire, Saber popular, Conhecimento Científico, Ensino de Ciências.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre o ensino de ciências em Paulo Freire. O objetivo é compreender os pressupostos epistêmicos a respeito da relação entre saber popular e conhecimento científico, bem como sua compreensão de ensino-aprendizagem, para elaborar algumas considerações sobre o Ensino de Ciências na ótica freiriana. Os pressupostos metodológicos têm como base a hermenêutica e a investigação bibliográfica freiriana. Conclui-se que o pensamento político-pedagógico freiriano não sugere, propriamente, métodos ou técnicas para o ensino de ciências. No entanto, contribui de maneira crítica para este campo ao apontar a proximidade da etnociência com suas concepções de educação e provocando os educadores para que aprofundem sempre mais a compreensão crítica da sua prática educativa em diálogo com o contexto sócio-histórico.
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