Análise do papel da cultura brasileira na seção de inglês dos livros didáticos da EJA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29614Palavras-chave:
livros didáticos da EJA, representação da cultura brasileira, multiletramentosResumo
O objetivo deste trabalho é analisar qual conceito de cultura subsidia as atividades propostas na seção de inglês de três livros didáticos da EJA produzidos para os 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental pela Editora Moderna (2013) aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. (Programa Nacional do Livro Didático – PNLD). A fim de analisar como a cultura brasileira é explorada, levamos em conta os conceitos de lógica causal e/ou lógica de aparência, propostos por Fairclough (2003), assim como a perspectiva sobre cultura de Holliday (1999). Os resultados da análise mostraram que as unidades abordam o tema pelas lentes de uma perspectiva cultural ampla (HOLLIDAY, 1999), pois percebem a cultura como uma entidade étnica, baseada unicamente na nacionalidade. Dentro dessa visão, a cultura brasileira é representada por meio de textos inautênticos em virtude de explorar a gramática, evitando atividades de interpretação de texto e correspondendo à lógica da aparência (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados revelam uma perspectiva de ensino problemática, principalmente no que diz respeito aos alunos da EJA, uma vez que estes livros didáticos são destinados a jovens e adultos, que apesar de possuírem experiências e opiniões, não são convidados a participar ativamente da discussão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.