Ética e estética dão a luz à alteridade. Teatro de Boal: uma possível leitura para o campo educativo
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v8i8.843Resumo
Identifica-se na proposta de Augusto Boal, contribuições para que se constitua um sujeito sensível e produtor de conhecimento, na vivência em sociedade – com apoio da ética, a estética orienta a ação e propicia o prazer de criar. Delineia-se nessa proposta uma pedagogia que nos torna sensíveis ao mundo em que vivemos e também às pessoas, que nele convivem conosco; abre-nos possibilidades de trabalho e reflexão no processo educativo, que nos incomodam e nos instigam a buscar novas soluções, para que ao nos depararmos com conflitos e problemas novos e de difícil solução, não venhamos a impor aquilo que já dominamos. É nos proposto lançarmo-nos a novas descobertas sem que nos encaixemos, ou forcemos a outrem encaixar-se, a algo já determinado, por falta de ousarmos o novo. Ultrapassa-se o domínio dos conteúdos curriculares estabelecidos no intento da humanização, que trará consigo outros frutos desejados.
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