Ética e estética dão a luz à alteridade. Teatro de Boal: uma possível leitura para o campo educativo

Autores

  • Márcia Regina Forti Barbieri

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v8i8.843

Resumo

Identifica-se na proposta de Augusto Boal, contribuições para que se constitua um sujeito sensível e produtor de conhecimento, na vivência em sociedade – com apoio da ética, a estética orienta a ação e propicia o prazer de criar. Delineia-se nessa proposta uma pedagogia que nos torna sensíveis ao mundo em que vivemos e também às pessoas, que nele convivem conosco; abre-nos possibilidades de trabalho e reflexão no processo educativo, que nos incomodam e nos instigam a buscar novas soluções, para que ao nos depararmos com conflitos e problemas novos e de difícil solução, não venhamos a impor aquilo que já dominamos. É nos proposto lançarmo-nos a novas descobertas sem que nos encaixemos, ou forcemos a outrem encaixar-se, a algo já determinado, por falta de ousarmos o novo. Ultrapassa-se o domínio dos conteúdos curriculares estabelecidos no intento da humanização, que trará consigo outros frutos desejados.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BARBIERI, M. R. F. Ética e estética dão a luz à alteridade. Teatro de Boal: uma possível leitura para o campo educativo. Ideação, [S. l.], v. 8, n. 8, p. p. 109–120, 2000. DOI: 10.48075/ri.v8i8.843. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/843. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos