“TEM QUE SER UMA GRAMÁTICA QUE SIRVA PARA QUE O ALUNO FALE”: REFLETINDO SOBRE AS CRENÇAS DE PROFESSORES ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Ana Carolina Tavares Meira Lima

Resumo


O ensino da Gramática é uma prática até certo ponto controversa. Ao mesmo tempo em que parece ser adotada e necessária no ensino de língua estrangeira, também é alvo de críticas. Diante desta situação, questiona-se: qual seria o melhor jeito de se ensinar gramática? Deve-se ou não abordá-la em sala de aula? Tais dúvidas refletem-se neste trabalho, que objetiva, assim, investigar as crenças de dois professores em formação acerca do papel do ensino da Gramática em aulas de língua inglesa. Além disso, nos propomos a observar como a prática reflexiva e a experiência em sala de aula de língua estrangeira representam fatores que influenciam nas crenças de professores. O corpus utilizado consistiu de entrevistas, anotações de aulas observadas e questionário respondido por dois professores em formação que atuavam no Curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba no semestre letivo 2011.1. Buscando um maior embasamento teórico para as reflexões levantadas ao longo da pesquisa, nos utilizaremos das noções de autores como Barcelos (2004, 2006), Silva (2010), Perrenoud (2002), Farrell (2007, Thornbury (2010), dentre outros. Após a análise dos dados, constatamos que tanto a prática reflexiva quanto a experiência em sala de aula parecem influenciar as crenças dos professores. Ao refletir, planejar e vivenciar a aula, os participantes demonstraram estar em constante processo de evolução pedagógica e consequente desconstrução de determinadas crenças. 

 

Palavras chave: crenças, professores em formação, ensino da gramática de língua inglesa

Downloads

Publicado

09-02-2015

Como Citar

MEIRA LIMA, A. C. T. “TEM QUE SER UMA GRAMÁTICA QUE SIRVA PARA QUE O ALUNO FALE”: REFLETINDO SOBRE AS CRENÇAS DE PROFESSORES ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10260. Acesso em: 28 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS