BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE GÊNERO SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Agências de fomento
Palavras-chave:
Gêneros do discurso, ensino de língua espanhola, blogs educacionaisResumo
O uso das novas tecnologias em sala de aula, incluindo na aprendizagem de língua estrangeira está se tornando cada vez mais frequente. As pesquisas já mostram investigações com o uso de emails, chats, blogs, hipertextos, facebook na sala de aula de língua estrangeira especialmente para desenvolver a habilidade de escrita dos alunos. No entanto, há ainda carência de estudos a cerca dos blogs educacionais em língua estrangeira como um gênero digital. Este trabalho tem por objetivo caracterizar o blog educacional como gênero na perspectiva bakhtiniana. Para alcançar esses objetivos, a metodologia usada se caracteriza como exploratória-descritiva e de base qualiquantitativa, cujos dados coletados consistem da análise de sete blogs educacionais. Na análise dos dados foram utilizados os pressupostos teóricos sobre gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana. Os principais resultados apontam que os blogs analisados, enquanto gêneros digitais, possuem conteúdo temático, composição e estilo que lhes são característicos. Na conclusão deste trabalho sugestões para futuras pesquisas com o uso de blogs em sala de aula de língua estrangeira são apresentadas.Downloads
Publicado
09-02-2015
Como Citar
MOTA, F. P.; PROCÓPIO, E. dos S. BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE GÊNERO SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10354. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.