A SEMÂNTICA COMO ALTERNATIVA PARA A COMPREENSÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS
Agências de fomento
Capes-Reuni
Palavras-chave:
Gêneros textuais, Semântica, Análise linguísticaResumo
Este trabalho se propõe a investigar a percepção de características de um conjunto de gêneros textuais com base na análise linguística, valendo-se das investigações da Linguística Textual e oferecendo como suporte as considerações da Semântica. Essa proposta visa a demonstrar como a abordagem Semântica é pertinente para ampliar a percepção de características dos gêneros textuais, sem excluir os componentes pragmáticos e discursivos. Os textos analisados neste estudo são provenientes de um questionário elaborado para avaliar acadêmicos do primeiro e do quarto ano de cursos de licenciatura em Letras em relação ao domínio das características de gêneros textuais diversos. As análises estão focadas nos elementos semânticos que atuam na relação de pergunta e resposta no questionário e contemplam: a interface semântica-pragmática, as considerações do cálculo proposicional, as teorias de tempo e aspecto verbal e a dos primitivos semânticos. Nessa direção, estabelece-se uma relação entre os mecanismos cognitivos que atuam na produção e recepção de textos e o olhar sobre as funções semânticas que organizam o processamento textual. A relação predominante de análise será a respeito da interface da Linguística Textual, a partir de Beaugrande e Dressler (1981) e Adam (2011), com as investigações da Semântica acerca do processamento de sentido.Downloads
Publicado
11-02-2015
Como Citar
JURACH, J. M. A SEMÂNTICA COMO ALTERNATIVA PARA A COMPREENSÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10369. Acesso em: 30 mar. 2025.
Edição
Seção
Estudos Linguísticos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.