AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS EM TEXTOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR CANDIDATOS AO PROGRAMA DE AÇÃO AFIRMATIVA DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR – PAAES – DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Daniela Midori Oda Faria
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Argumentação. Gêneros discursivos. Texto de opinião

Resumo

Esta pesquisa analisou como é manifestada a opinião e a argumentação em textos opinativos produzidos por alunos do ensino médio que participaram do Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (2011-2014), processo seletivo da Universidade Federal de Uberlândia. O corpus utilizado para tal verificação foi constituído por 50 textos opinativos produzidos pelos alunos na ocasião do processo seletivo. Verificamos quais estratégias argumentativas são acionadas e se se os estudantes utilizam de forma eficienteesses recursos (KOCH, 2003; GUIMARÃES, 1987). Percebemos que os candidatos utilizam com maior frequência os seguintes operadores argumentativos:mas, também, pois, e, já, ainda, ou, como, porque queacrescentam argumentos a algo que se disse antes em favor de uma mesma conclusão e introduzem argumentos em oposição. Já os menos acionados são os operadores que enfatizam um argumento mais forte em favor de uma conclusão.

Downloads

Publicado

11-02-2015

Como Citar

ODA FARIA, D. M. AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS EM TEXTOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR CANDIDATOS AO PROGRAMA DE AÇÃO AFIRMATIVA DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR – PAAES – DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10562. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos