MULTI-WORD VERBS EM AMBIENTES DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
  • Lucas William Oliveira Marciano

Palavras-chave:

combinações verbais, sintaxe de inglês, língua em uso.

Resumo


Este artigo visa a analisar a abordagem dos multi-word verbs em recursos digitais gratuitos destinados ao ensino da língua inglesa. Os multi-word verbs, muito mais conhecidos como phrasal verbs, são locuções verbais do inglês, formadas de um verbo e uma preposição, ou advérbio, ou ambos. Do ponto de vista funcional, essas combinações verbais e suas diferentes partículas se comportam de modos sintaticamente diferentes (Greebaum & Quirk, 1990 e Downing & Locke (2006). O aprendizado de tais combinações verbais, acompanhado de sua definição precisa, é de grande importância para a fluência no idioma, principalmente visando a uma proficiência mais elevada. Atualmente, com a demanda crescente de aprendizado da língua, também cresce a oferta de cursos em ambiente digital. Neste artigo, analisamos 07 sites de grande abrangência no ensino de inglês para verificar como esse tema é abordado nesses repositórios de aprendizagem. Como resultado, defendemos que mais precisão e concisão são necessárias para a abordagem do tópico, o que pode ser atingido pelo uso do termo multi-word verbs e de uma mais precisa definição funcional de seu comportamento sintático. Este artigo defende que essa mudança de abordagem é importante principalmente em ambiente digitais de aprendizagem, em que nem sempre há a mediação direta do professor, ou do especialista.

Downloads

Publicado

10-02-2015

Como Citar

OLIVEIRA, A. L. A. M.; MARCIANO, L. W. O. MULTI-WORD VERBS EM AMBIENTES DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10578. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS