ESSÊNCIA E CONCEITO, FORMA E SUBSTÂNCIA: INTERSEÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE O ESTRUTURALISMO INATISTA DE CHOMSKY E O ESTRUTURALISMO SISTÊMICO DE SAUSSURE

Autores

  • Paulo Roberto Pereira Santos

Resumo


Esse artigo revisita a historiografia filosófica em busca de ontologias que demarcam algumas questões precípuas do conhecimento humano. Com base nessas questões ontológicas pertinentes, inserimo-nos na discussão de alguns autores que demonstram a continuidade de tais indagações nos pilares teóricos e doutrinários presentes na Linguística desde a sua fundação moderna por Saussure. Assim, proponho que tais questões estão presentes, também, além do estruturalismo saussuriano, no neo-estruturalismo chomskiano, revelando interseções epistemológicas maiores que no âmbito da Linguística dialogam com questões filosóficas ontológicas.

Downloads

Publicado

11-02-2015

Como Citar

PEREIRA SANTOS, P. R. ESSÊNCIA E CONCEITO, FORMA E SUBSTÂNCIA: INTERSEÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE O ESTRUTURALISMO INATISTA DE CHOMSKY E O ESTRUTURALISMO SISTÊMICO DE SAUSSURE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11141. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos