UMA HISTÓRIA HETEROGLÓSSICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Palavras-chave:
LDP. PNLD. PNLEM – LP 2015.Resumo
Este artigo tem como proposta refletir sobre a constituição histórica do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) no Brasil. Para isso, traçamos um panorama sobre pesquisas que têm o Livro Didático (LD) como de pesquisa, bem como o lugar do mesmo nas escolas e nas aulas de Língua Portuguesa ao longo da grande temporalidade de sua constituição. Dessa grande temporalidade, apontamos alguns marcos históricos que alteraram decisivamente os rumos do LDP, das aulas e do cotidiano escolar; dentre as ações destacamos as políticas públicas de qualidade do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, em específico o de 2015 e da disciplina de Língua Portuguesa, (PNLEM 2015). Buscamos apoio teórico em: Comenius (1954), Oliveira et al (1984), Soares (1996, 1998, 2001), Bittencourt (1993), Freitag et al (1993), Munakata (1997), Coracini (1999) Batista (2001, 2003, 2004), Batista e Costa Val (2004), Bunzen (2001, 2005, 2009) Bunzen e Rojo (2008) Rojo e Batista ( 2008), dentre outros. O resultado aponta para uma história do LDP que é constitutiva de vários fatores sociais e políticos, bem como em permanente construção.
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