TDICs E PRÁTICAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: O DESAFIO DA APROPRIAÇÃO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

Palavras-chave:

tecnologia, Práticas Pedagógicas, Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Resumo


Discutir o desafio da apropriação das TDICs por professores de línguas estrangeiras em formação inicial participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de uma Universidade Federal do Brasil é o principal objetivo desse trabalho. Isso é necessário porque, mesmo considerando a atual geração de alunos em formação inicial como sendo de nativos digitais, o uso das tecnologias digitais acaba acontecendo apenas fora do ambiente escolar formal. Percebe-se que não há uma aplicação dos conhecimentos tecnológicos adquiridos pelos indivíduos para o ambiente de sala de aula quando esses mesmos indivíduos estão na posição de professores. Compreender essa dificuldade na apropriação da tecnologia em ambiente educacional é ainda um grande desafio, já que a ideia da importância das tecnologias digitais em ambiente escolar é largamente aceita no discurso de todos os agentes educacionais, mas não colocada efetivamente em prática. Assim, nesse trabalho nos debruçamos sobre o processo de elaboração de práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, tendo como corpus a análise das iniciativas dos futuros professores em formação inicial, bolsistas do programa, na elaboração de atividades de intervenção nas turmas cujas atividades eles acompanham durante todo o ano. Fazem parte dessas atividades a elaboração de um projeto de intervenção, composto de um plano de atividades, a discussão crítica sobre ele, assim como sua aplicação e posterior reflexão.

http://dx.doi.org/10.5935/1981-4755.20170007

Biografia do Autor

Juliana Cristina Faggion Bergmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia do Ensino

Andréa Cesco, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Língua e Literatura Estrangeira

Downloads

Publicado

02-06-2017

Como Citar

BERGMANN, J. C. F.; CESCO, A. TDICs E PRÁTICAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: O DESAFIO DA APROPRIAÇÃO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 18, n. 39, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20170007, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/15637. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: "DESAFIOS E CONFLITOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LETRAS”