INTERFACE GRÁFICA PARA LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Ensino MédioResumo
RESUMO
A partir de um projeto mais amplo, este trabalho apresenta uma síntese de reflexões teóricas e princípios de procedimentos práticos básicos para formação docente, focalizando o ensino-aprendizagem de leitura e escrita no Ensino Médio no Brasil. Apresentamos um breve histórico da produção acadêmica, após a redemocratização dos anos de 1980/90 e comentamos alguns tópicos propostos pelas políticas públicas. Destacamos especificidades da escrita como instrumento tecnológico, decisivas para leitura e produção de textos. Por fim, apresentamos duas práticas de leitura a partir de procedimentos metodológicos para o tratamento gráfico de textos. O objetivo é colocar o leitor em condições de compreender os processos de construção de texto na posição da autoria. Tais práticas mobilizam sentidos de “jogo” que afetam o leitor nas relações da língua com a escrita enquanto interface gráfica e instrumento analítico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.