Epistemologia da Interculturalidade e a Formação Inicial de Professores: o caso de imigrantes latino-americanos

Autores

  • Marcia Paraquett Universidade Federal da Bahia
Agências de fomento

Palavras-chave:

Imigração, Interculturalidade, Formação de Professores

Resumo

A proposta do artigo é procurar compreender os fluxos migratórios que ocorrem atualmente na América Latina, dando destaque ao caso dos bolivianos e venezuelanos que emigram ao Brasil. A escolha pela temática se explica pela importância dessa discussão em ambiente de aprendizagem de línguas (Espanhol) e formação profissional, na medida em que os marcos legais que regem a formação de professores no Brasil se orientam pela concepção de uma “educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras”. (BRASIL, 2015, p.6). Por isso, a Epistemologia da Interculturalidade se oferece como base teórica e filosófica adequada, conforme sugerem alguns dos autores latino-americanos, dos quais destaco Catherine Walsh, Silvia Rivera Cusicanqui e Walter Mignolo. Ao analisar o sujeito imigrante que chega ao Brasil, fica evidente que se trata de pessoas que pertencem a classes subalternizadas historicamente, conforme é o caso dos negros e dos indígenas. Essa percepção evidencia a estreita relação entre os problemas dos povos imigrantes e os interesses da formação de professores, assim como se adequa perfeitamente ao objeto de interesse da Interculturalidade e da Linguística Aplicada, áreas que orientam minha ação profissional e acadêmica

Referências

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Publicado

04-12-2018

Como Citar

PARAQUETT, M. Epistemologia da Interculturalidade e a Formação Inicial de Professores: o caso de imigrantes latino-americanos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 44, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180023, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20433. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Transculturalidade, Linguagem e Educação