Movimentos Exotópicos de Professores de um Curso de Letras Inglês Instaurados pelo Dispositivo Metodológico Autoconfrontação Simples

Autores

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Palavras-chave:

Dialogismo. Exotopia. Autoconfrontação.

Resumo

Este estudo propõe-se a entender os movimentos exotópicos que emergiram de diálogos produzidos em uma autoconfrontação simples realizada com três professores de um curso de letras inglês de uma universidade pública do interior do estado do Ceará. Nosso percurso metodológico se deu por meio da filmagem de quatro aulas de cada um dos professores, da edição das cenas e da gravação das sessões de autoconfrontação simples. A análise se concentrou na identificação do eu-para-mim que se materializou nos enunciados dos professores. Os resultados apontam para a importância do uso da autoconfrontação como ponto de apoio para a (trans)formação da prática docente, ao passo que ao se deparar com a imagem de si, o professor estabelece uma posição exotópica de reflexão sobre a atividade realizada.

Biografia do Autor

Rafael Lira Gomes Bastos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e aluno do Curso de Doutorado do mesmo Programa.

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Direito pelo Centro Universitário FUMEC (2000), mestrado em Educação pela Universidade São Marcos (2004), doutorado em Linguística Aplicada pela Puc Minas (2008) e pós-doutorado em Linguística Aplicada (USP). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos, identidade do professor, memoriais, representações sociais; formação de professores; letramento, material didático.

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Publicado

03-08-2020

Como Citar

BASTOS, R. L. G.; RIBEIRO, P. B. Movimentos Exotópicos de Professores de um Curso de Letras Inglês Instaurados pelo Dispositivo Metodológico Autoconfrontação Simples. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200021, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24252. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE