Estágio Supervisionado em Letras - Português: Uma Arena de Vozes Sociais

Autores

  • Maria Bernadete Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Davidson Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Agências de fomento

Palavras-chave:

Linguagem.Vozes sociais. Estágio Supervisionado

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir e desvelar as vozes sociais que emergem de uma prática discursiva escrita por uma estudante em estágio supervisionado. Para tanto, apresentamos as discussões postuladas pelo Círculo de Bakhtin no que concerne às suas formulações acerca das relações dialógicas (BAKHTIN, 2003, 1997) e vozes sociais (BAKHTIN, 1997), por oferecer um excelente instrumental teórico e metodológico para pensar a formação inicial de professores de português e, de forma específica, as práticas sociais que atravessam a prática do estágio. Assim, ilustramos o potencial dessa perspectiva, analisando as vozes sociais e posicionamentos axiológicos presentes em uma vinheta narrativa, entendida como um instrumento de registro da experiência observada/vivida (MODL & BIAVATI, 2016). A vinheta selecionada para análise foi escrita por uma estagiária do Curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante o período de observação da escola na disciplina de Estágio Supervisionado, compreendido aqui como um entrelugar socioprofissional (REICHMANN, 2012, 2014, 2015). Nossa análise aponta que, na sua construção discursiva, a discente mobiliza diferentes vozes sociais para construir, em seu projeto de dizer, um posicionamento axiológico negativo ao modelo tradicional de ensino de literatura.

Biografia do Autor

Maria Bernadete Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Área de Linguística Aplicada

 

Davidson Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem 

Área de Linguística Aplicada

Referências

BAKHTIN, M. O discurso no romance. In. Questões de Estética e de Literatura São Paulo.Martins Fontes. 1991.

___________. Estética da Criação Verbal. São Paulo. Martins Fontes.2003.

___________. Problemas da Poética de Dostoievski. Rio de Janeiro, Forense Universitária. 1997.

___________. Para uma teoria do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BRASIL. Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008. Estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 nov. 2008.

_______. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 9, de 30 de junho de 2009.

Institui o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, Diário Oficial da União, 2009c. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2015.

CASTELLS, M. O poder da identidade. vol.2. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2001.

COELHO, Fernanda de Castro Batista. A construção identitária e(m) comportamentos na sala de aula: o agenciamento da palavra em dois grupos: um alemão e um brasileiro. 2011. Tese Doutorado em Linguística e em Língua Portuguesa – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

COLEGIADO DO CURSO DE LETRAS. Departamento de Letras. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Letras. Natal/RN: CCHLA/UFRN, 2019.

FARACO, C. A. Diálogos com Bakhtin. Curitiba, Editora da URPr.1996

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: As ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ODL, F. C.; BIAVATI, N. D. F. Cultura escolar e desnaturalização do olhar: a vinheta narrativa e(m) suas contribuições para um contraponto intercultural. Fólio - Revista de Letras, v. 8, p. 99-125, 2016.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma Linguística Aplicada INDISCIPLINAR. São Paulo: Parábola, 2006.

NÓVOA, A. Relação Escola – Sociedade. Novas Respostas para um velho Paradigma. In R.V.Serbino et alli(orgs) Formação de Professores. São Paulo, Fundação Editora da UNESP, 1998.

NOVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2. Ed. Porto: Porto Editora, 2007.

OLIVEIRA, M.B.F DE Política Linguística, Cidadania e Ensino de Língua Portuguesa. Linguagens & Cidadania, v. 19, jan./dez., 2017.

OLIVEIRA, M.B.F DE. Acabamento como elo entre a atividade estética e o ato ético. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 20, n. 27, p. 73-88, jan./jun., 2013.

PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.

REICHMANN, C.L (Org.) Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, escrever, refazer(-se). Campinas, SP: Pontes, 2013.

REICHMANN, C.L. ‘A professora regente disse que aprendeu muito’: a voz do outro e o trabalho do professor iniciante no estágio. Raído (Online), v8, n.15, p.33-44, 2014.

REICHMANN, C.L. Letras e Letramentos: escrita situada, identidade e trabalho docente no estágio supervisionado. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

SACRISTÁN, G. J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1991.

São Paulo: Parábola, 2006.

UFRN. RESOLUÇÃO No 020/2018-CONSEPE, de 19 de março de 2018. Institui as Diretrizes para a Política de Formação dos profissionais do Magistério na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diário Oficial da União, Brasília, 2008.

VOLOSHINOV, V. Marxismo e Filosofía de Linguagem. São Paulo, Edições 34, 2017.

__________________Le discours dans la vie et le discours dans la poésie. In. T.Todorov (org). Mikhail Bakhtine, le principe dialogique. Paris. Éditions du Seuil. 1981.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. B. F.; SANTOS, D. Estágio Supervisionado em Letras - Português: Uma Arena de Vozes Sociais. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200019, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24348. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE