A Leitura à luz do Círculo de Bakhtin: Uma Abordagem Dialógico-Interacionista

Autores

  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade Universidade Federal do Ceará
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Palavras-chave:

Concepções de leitura, Abordagem dialógico-interacionista de leitura, Pressupostos bakhtinianos.

Resumo

Neste texto, que é derivado de nossa Dissertação de Mestrado, tivemos como objetivo refletir acerca do que aqui chamamos de concepção bakhtiniana de leitura, à luz dos pressupostos do Círculo de Bakhtin. Com essa intenção, inicialmente, empreendemos algumas considerações acerca dos pressupostos delineados pelo Círculo acerca do princípio dialógico da linguagem, bem como acerca do conceito de interação e discurso formulado por esses pensadores. Embasados nesses fundamentos, podemos, assim, refletir acerca do ato de ler, construindo uma concepção à qual damos o nome de dialógico-interacionista, que entende a leitura como um evento único e irrepetível de interação e que requer um leitor responsivo-ativo, portanto que produz sentidos que dialogicamente se constroem. Consideramos que essa abordagem de leitura contribui e está na base do entendimento do conceito de letramentos, que propõe as atividades mediadas pela escrita como prática social.

Biografia do Autor

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará

Mestre e doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará; professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza.

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Publicado

19-06-2020

Como Citar

DA SILVA ANDRADE, F. R. A Leitura à luz do Círculo de Bakhtin: Uma Abordagem Dialógico-Interacionista. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 49, p. 4755.20200003, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24378. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE