A correção textual-interativa como procedimento auxiliar na revisão e reescrita de textos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v21i50.24761
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Ensino. Produção de textos. Correção textual-interativa.

Resumo

O presente estudo, parte de uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento, tem por objetivo discutir sobre a correção textual-interativa, organizada em forma de bilhetes redigidos pelo professor nos textos escritos dos alunos, a fim de avaliar se essa forma de interação de fato fornece caminhos auxiliares na revisão e na reescrita de textos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa se fundamenta em teorias linguístico-enunciativas em que a língua é vista como fenômeno social de interação social e de constituição humana, e em que a escrita é vista como um trabalho realizado por sujeitos situados, em que colocam em relação a língua, a história e a cultura. O corpus em análise neste recorte foi obtido a partir de uma produção textual do gênero “diário de leitura”, para publicação num blog, realizada com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal pública de uma cidade do Oeste do Paraná. A análise se deu a partir da comparação entre a versão inicial, a primeira e a segunda reescrita de um dos alunos participantes da pesquisa (nome fictício Maria). Os resultados mostram que a forma de intervenção utilizada pela professora no momento da revisão tem muita relação com os resultados obtidos pelos alunos na reescrita, pois dependendo de nossa técnica interventiva, promovemos a reflexão e a participação do aluno que será mais efetiva quanto mais dialógica for; que os alunos demonstraram a sua responsividade frente à correção textual-interativa, evidenciando que nesse diálogo assumiram o lugar de autores de seus discursos.

Biografia do Autor

Fernanda Sacomori Candido Pedro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel;. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro; Pós-Graduação em Educação Especial; Mestre em Letras do Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras - Unioeste - Cascavel. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras Unioeste- Cascavel. Atualmente é professora da Escola Municipal Romilda Ludwig Wiebbeling e Professora da Sala de Recursos Multifuncional - Colégio Estadual Jardim Santa Felicidade - Secretaria de Estado da Educação SEED.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão: revisão da tradução Marina Appenzeller. - 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M; VOLOSHINOV. (1929). Marxismo e filosofia da linguagem. Traduzido por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BUZZO, M. G. O diário de leitura como artefato ou instrumento no trabalho docente. Revista L@ em (Dis-) curso. Volume2, 2010.

FIAD, R.S.; MAYRINK-SABINSON, M.L.T. A escrita como trabalho. In: MARTINS M.H. (org). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991, p. 55-62.

FIAD, R. S. Escrever é reescrever: caderno do professor / Raquel Salek Fiad. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. 62 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento), 2006.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de português. In:___________ (org.). O texto na sala de aula: 4ed. São Paulo: Ática, 2006.

GASPAROTTO, D. M.; MENEGASSI, R. J. A mediação do professor na revisão e reescrita de textos de aluno de ensino médio. Revista Calidoscópio, v. 11, n. 1, p. 29-43, 2013.

MENEGOLO, E. D. da C.; MENEGOLO, L. W. O significado na reescrita de textos na escola: a (re)construção do sujeito-autor. Revista Ciências & Cognição, v. 04: 73-79, 2005.

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.

SERAFINI, M. T. (1989). Como escrever textos. Trad. Maria Augusta Bastos de Matos. 12. ed. São Paulo: Globo, 2004.

SERCUNDES, M. M. I. Ensinando a escrever. In CHIAPPINI, L. (org.). Aprender e ensinar com textos de alunos. Vol.1. São Paulo. Cortez, 1997, p. 75-96.

SOARES, M. B. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, E. (Org.). A magia da linguagem. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

PEDRO, F. S. C.; BAUMGARTNER, C. T. A correção textual-interativa como procedimento auxiliar na revisão e reescrita de textos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200014, 2020. DOI: 10.5935/rl&l.v21i50.24761. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24761. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE