O Desejo De Kianda, De Pepetela: O Entre Fronteiras Na Literatura Pós-colonial
Palavras-chave:
Literatura pós-colonial. História. Ficção. Tradição. Modernidade.Resumo
O romance O Desejo de Kianda (2008), de Pepetela, é uma narrativa que denuncia as particularidades de Luanda, capital de Angola, no período pós-colonial. Em um contexto que a sociedade está marcada pela corrupção, pelo enriquecimento ilícito de uma elite incipiente e pela guerra civil que aconteceu no período da pós-independência de Angola. O objetivo deste trabalho é verificar como isso se apresenta. Para isso, o presente artigo tece um estudo sobre a relação fronteiriça estabelecida entre história e ficção, tradição e modernidade, característica da literatura angolana pós-colonial, ancorada na perspectiva teórica de Homi K. Bhabha (1998). A análise foi fundamentada nos estudos de Boaventura de Sousa Santos (2013), Chinweizu (2010), Inocência Mata (2013), Jean Suret-Canale e A. Adu Boaben (2010), Rita Chaves (1999), Simone Pereira Schmidt (2009), Stuart Hall (2006), entre outros. Os resultados da análise apresentam que o romance faz uma crítica social pertinente em relação à sociedade angolana pós-colonial, cuja relação fronteiriça transposta entre história e ficção, tradição e modernidade nos fornecem subsídios para entender a configuração social e histórica em que os diferentes sujeitos faziam parte na conjuntura abordada.Referências
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
CHAVES, Rita de Cássia Natal. A formação do romance angolano. São Paulo: Via Atlântica, 1999.
CHINWEIZU. A África e os países capitalistas. In.: MAZRUI, Ali A.; WONDJI, Christophe. História geral da África, VIII: África desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010. p. 927-963.
DUARTE, Zuleide; MARTINS, Izabel Cristina Oliveira Martins. No Largo do Kinaxixi, o território é sagrado. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, a. 15, n. 2, jul./dez. 2018.
FERREIRA, Tailze Melo. História e Ficção em O Desejo de Kianda, de Pepetela: Uma Abordagem Intertextual.: Cad. CESPUC de Pesq., Belo Horizonte, n. 11, set. 2003. p. 179-188.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MATA, Inocência. Ficção e história na literatura angolana: o caso de Pepetela. Lisboa: Edições Colibri, 2013.
PEPETELA. O Desejo de Kianda. Portugal: Dom Quixote, 2008.
RETO, Luciene de Castro. A literatura fantástica como ferramenta de crítica social na obra O Desejo de Kianda, de Pepetela. Revista Philologus, ano 20, n.º 58, Supl.: Anais do VI SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFIL, jan./abr. 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Modernidade, identidade e cultura de fronteira. In. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 9ª ed., Revista e Aumentada: Almedina, 2013, p. 162-191.
SCHMIDT, Simone Pereira. Onde está o sujeito pós-colonial? (Algumas reflexões sobre o espaço e a condição pós-colonial na literatura angolana). Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, v. 2, n.º 2, abr. 2009.
SURET-CANALE, Jean; BOABEN, A. Adu. A África Ocidental. In.: MAZRUI, Ali A.; WONDJI, Christophe. História geral da África, VIII: África desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010. p. 191-227.
TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro. O Desejo de Kianda, de Pepetela: da emersão do mito aos desejos do povo. Liberartes, n. 9, 2018.
VIEIRA, Francisco Sandro da S.. Origens do nacionalismo angolano, movimentos independentistas e disputa por hegemonia. Revista de Humanidades e Letras, v. 4, n. 1, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.