Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio: A Proposta da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220030
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Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Análise Linguística/Semiótica, Proposta de Atividades.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2017/2018) trouxe muitos questionamentos para o cenário escolar. Uma dessas indagações inspirou a presente pesquisa: como a análise linguística/semiótica (AL/S) deve ser trabalhada nas aulas de Português do Ensino Médio? Assim, em busca de uma resposta a essa questão, este artigo discute os pressupostos que norteiam esse eixo e sinaliza algumas dificuldades para a sua implementação. No entanto, em busca de um olhar inspirador, este texto também apresenta uma proposta de trabalho para a prática pedagógica, visando, desse modo, iluminar o desenvolvimento de atividades de AL/S.

Biografia do Autor

Andréia de Fátima Rutiquewiski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (1993), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura (1998) pela mesma instituição, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade do Salento/Itália (2017).  É Professora Associada de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba. Seu projeto de pesquisa atual está voltado para o ensino-aprendizagem de língua materna, em especial, para o trabalho de análise linguística (articulado às práticas de leitura e de produção de textos) em salas de aula dos níveis fundamental e médio. 

Sweder Souza, UFPR

Sueder S. de Souza, assinatura Sweder Souza, é Doutorando em Letras/Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras/UFPR). É Professor e Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Letras - Português/Inglês, Letras - Português/Espanhol e Segunda Licenciatura em Letras - Português da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e atua, também, nos Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) da Instituição. Também é Assessor (Temporário) de Língua Portuguesa no Sistema de Ensino Aprende Brasil (Grupo Positivo), desenvolvendo atividades com a Formação Continuada de Professores e com o Ensino Básico. É líder da Linha de Pesquisa: Língua(gem) e Sociedade, pertencente ao Grupo de Pesquisa: Cultura, Cidadania, Tecnologia e Aprendizagem (FAEL/CNPq), Pesquisador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e do Laboratório de Educação em Línguas, vinculado ao Grupo de Investigação: Linguagens, Discursos e Identidade (CIDTFF-LABELING/Universidade de Aveiro) e também participa do Grupo de Pesquisa: Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas (FLORES/UFPR/CNPq). Tem experiência com Revisão, Redação e Produção de Textos e de Materiais Didáticos, Gestão da Educação a Distância, Gestão de Projetos e Processos, Tutoria, Designer Instrucional, Coordenação Pedagógica e como Professor/Pesquisador nas áreas de Comunicação, Educação, Linguística e Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Políticas Linguísticas, Texto e Discurso, Didática, Formação de Professores (inicial/continuada), Currículo, Língua Portuguesa (materna/estrangeira) e Tecnologias e Inovação.

Referências

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

RUTIQUEWISKI, A. de F.; SOUZA, S.; LEAL, A.; DA SILVA, L. P. Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio: A Proposta da BNCC. Línguas & Letras, [S. l.], v. 23, n. 55, 2022. DOI: 10.5935/1981-4755.20220030. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/27656. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS (BNCC – ENSINO MÉDIO)