Uma Proposta de Apropriação da BNCC pela Perspectiva de um Ideal de Formação Humana/Docente/Discente mais Cidadã, Crítica, Ética e Criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220035

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a Base Nacional Comum Curricular, a fim de apresentar uma compreensão que se apropria do documento pela perspectiva de um ideal de formação humana/docente/discente mais cidadã, crítica, ética e criativa, ainda que organizada na lógica das competências. O estudo busca esteio na noção bakhtiniana de gêneros do discurso e de esferas ou campos da atividade humana e considera também as discussões sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos realizadas pelo Grupo de Nova Londres (2021), por Rojo (2009, 2012, 2016, 2017) e por Street (2006). Esta pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada e a metodologia utilizada é a pesquisa documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) com abordagem qualitativa (ALVES, 1991). A análise desvela e aponta um caminho possível para a apropriação da BNCC pelo ideal de formação que buscamos fazer emergir. Ademais, a investigação e interpretação do documento possibilitam apontar também as implicações dessa apropriação para a formação inicial do professor e para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Formação Docente/Discente. Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Anapaula de Almeida, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Goiás (2021). Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2012). Especialista em Docência em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2004). Tem experiência nas áreas de Letras, Revisão de Textos e Educação. Atualmente ocupa o cargo de revisora de textos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e é membro da Equipe Editorial da Revista Sítio Novo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Eliane Marquez da Fonseca Fernandes, Universidade Federal de Goiás

A Profª Eliane Marquez da Fonseca Fernandes tem Pós-Doutorado em Educação pela UnB (2011), Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007) e atualmente trabalha como professora voluntária na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua no PPG em Letras e Linguística da FL da Universidade Federal de Goiás. Desenvolve pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Texto, Análise do Discurso e Ensino. Estuda os seguintes temas: leitura e escrita, gêneros do discurso, análise do discurso e ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa. É líder da Rede Goiana de Pesquisa: texto, discurso e ensino inscrita na FAPEG-GO e também do Grupo de Pesquisa CNPq CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso que se insere na Rede de Pesquisa em Língua Portuguesa ao Redor do Mundo.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

DE ALMEIDA, A.; MARQUEZ DA FONSECA FERNANDES, E. Uma Proposta de Apropriação da BNCC pela Perspectiva de um Ideal de Formação Humana/Docente/Discente mais Cidadã, Crítica, Ética e Criativa. Línguas & Letras, [S. l.], v. 23, n. 55, 2022. DOI: 10.5935/1981-4755.20220035. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/28534. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS (BNCC – ENSINO MÉDIO)