Uma Proposta de Apropriação da BNCC pela Perspectiva de um Ideal de Formação Humana/Docente/Discente mais Cidadã, Crítica, Ética e Criativa
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220035Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a Base Nacional Comum Curricular, a fim de apresentar uma compreensão que se apropria do documento pela perspectiva de um ideal de formação humana/docente/discente mais cidadã, crítica, ética e criativa, ainda que organizada na lógica das competências. O estudo busca esteio na noção bakhtiniana de gêneros do discurso e de esferas ou campos da atividade humana e considera também as discussões sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos realizadas pelo Grupo de Nova Londres (2021), por Rojo (2009, 2012, 2016, 2017) e por Street (2006). Esta pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada e a metodologia utilizada é a pesquisa documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) com abordagem qualitativa (ALVES, 1991). A análise desvela e aponta um caminho possível para a apropriação da BNCC pelo ideal de formação que buscamos fazer emergir. Ademais, a investigação e interpretação do documento possibilitam apontar também as implicações dessa apropriação para a formação inicial do professor e para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Formação Docente/Discente. Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.