O Texto Multissemiótico e a Base Nacional Comum Curricular:

Alternativas Teóricas para a Leitura de Textos

Autores

  • sonia merith-claras
  • Sandra Mara da Silva Marques Mendes
  • Roziane Keila Grando

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220033

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, semelhante ao sugerido no Ensino Fundamental, “propõe que os estudantes possam vivenciar experiências significativas com práticas de linguagem em diferentes mídias (impressa, digital, analógica), situadas em campos de atuação social diversos, vinculados com o enriquecimento cultural próprio, as práticas cidadãs, o trabalho e a continuação dos estudos.” Nesse prisma, a área Linguagens e suas Tecnologias reitera que a escola deve articular propostas de trabalho que “potencializem aos estudantes o acesso a saberes sobre o mundo digital”. Isso porque, as práticas da cultura digital “impactam seu dia a dia nos vários campos de atuação social e despertam seu interesse e sua identificação com as TDIC”. Sob tal enfoque, o objetivo deste texto é discutir os mecanismos de construção de sentido de um texto audiovisual, ou multimodal/multissemiótico como sugere a BNCC, pondo em evidência os recursos da cultura/linguagem digital. Assim, respaldados na Semiótica Discursiva e Tensiva, e considerando que o sentido de um texto é construído na articulação de mais de um sistema semiótico, ou semioses (verbais, plásticos, musicais...), tomamos como objeto de estudo a propaganda do Banco Bradesco #ReinventeOFuturo. Nossa análise pretende sugerir um percurso de leitura para os textos multimodais, ou ainda, uma possibilidade teórico-metodológica para estudo de textos na escola. Mais que pensar no apelo ao consumo da propaganda, objetivamos direcionar o olhar do professor para os efeitos de sentido resultantes da organização do texto, tanto do plano da expressão quanto do plano do conteúdo.

Biografia do Autor

sonia merith-claras

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, departamento de Letras. Mestre(2003) e Doutora (2011) em “Estudos da Linguagem” pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Pesquisa Língua & Linguagens filiada à linha de pesquisa Língua, texto e ensino. Membro do Laboratório em Estudos Linguísticos e Literários (LABELL).

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

MERITH-CLARAS, sonia; MARQUES MENDES, S. M. da S. .; GRANDO, R. K. O Texto Multissemiótico e a Base Nacional Comum Curricular: : Alternativas Teóricas para a Leitura de Textos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 23, n. 55, 2022. DOI: 10.5935/1981-4755.20220033. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/28548. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS (BNCC – ENSINO MÉDIO)