AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS: ANALISANDO ALGUMAS PRÁTICAS
Palavras-chave:
Aquisição da Língua Portuguesa, Privação Auditiva, PráticasResumo
No presente estudo, abordamos pesquisas que tratam da aquisição da primeira e segunda língua por crianças surdas, em contextos inclusivos. Em virtude da privação auditiva, uma vez que não possuem o canal auditivo íntegro, os surdos acabam por não adquirir de forma natural a língua comum aos demais habitantes brasileiros. Dentre as pesquisas realizadas, destacamos um estudo que trata da expressão escrita em língua portuguesa por surdos universitários, cuja trajetória de aquisição da(s) língua(s) não seguiu o modelo prescrito por teóricos da atualidade. A pesquisa mostra que os alunos estudados não adquiriram, na primeira infância, a língua de sinais como primeira língua e a portuguesa como segunda, como preceitua o modelo bilíngue adotado no Brasil.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CAVALCANTI, W. M. A. AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS: ANALISANDO ALGUMAS PRÁTICAS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5511. Acesso em: 15 mar. 2025.
Edição
Seção
Linguagem e Ensino
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