A FORMULAÇÃO "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" NO DISCURSO JORNALÍSTICO SINOPENSE
Agências de fomento
FAPEMAT
Palavras-chave:
Discurso Jornalístico, Desenvolvimento Sustentável, Sinop.Resumo
Este artigo é um recorte das atividades desenvolvidas no Projeto de Pesquisa e Extensão “Tecer de uma discursividade na região norte mato-grossense da Amazônia Legal: contextos e possibilidades de desenvolvimento frente à sustentabilidade”. O objetivo da pesquisa é compreender a discursividade posta na região norte mato-grossense, inserida na Amazônia Legal, na formulação “desenvolvimento sustentável”, por meio dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa. Neste recorte, analisam-se dois artigos veiculados na mídia impressa de Sinop, com o intuito de averiguar, no discurso jornalístico, como a temática “desenvolvimento sustentável” é apresentada nas marcas linguísticas enunciativas pelo enunciador-jornalista. Busca-se apreender os diferentes efeitos de sentido que aparecem nos diálogos no momento da produção e da circulação dos fatos trazidos pelos textos informativos que circulam nesse espaço discursivo. Dentre os resultados analíticos que se evidenciaram nas formulações, destacam-se deslocamentos, incompletudes e polêmicas entre os discursos ambientalistas e desenvolvimentistas, confrontados em um embate ideológico socioeconômico que se empreende, fundamentalmente, pelas organizações de trabalho e pelos sistemas políticos vigentes.Downloads
Publicado
25-11-2013
Como Citar
PHILIPPSEN, N. I.; TOMÉ, C. L. A FORMULAÇÃO "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" NO DISCURSO JORNALÍSTICO SINOPENSE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 26, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/7132. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Análise do Discurso: Sujeito e Sentido
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.