O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCOLAR MEDIADO PELA ANÁLISE LINGUÍSTICA COM ENFOQUE NA ARGUMENTAÇÃO
Palavras-chave:
Produção textual, Refacção, Análise linguística.Resumo
Apresenta-se, neste texto, discussão sobre o processo de produção escrita em atividade propiciada por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa aplicado em uma escola pública do Estado do Paraná, cujo objetivo foi desenvolver a produção escrita argumentativa de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa enfocou o ensino do gênero artigo científico e das conjunções como elementos constituidores de argumentação na escrita desse gênero. Ocorreu aplicação de estratégias embasadas na Semântica Argumentativa, as quais se voltaram para o uso das conjunções como elementos argumentativos e para a expansão de ideias. Após análise do material produzido, foi selecionada a última versão do texto escrito por um aluno cuja produção foi bem pontuada. Verificou-se assimilação do gênero textual proposto e o uso das conjunções como elementos organizadores de argumentação foi considerado, pelo aluno, na produção de seu texto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.