O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCOLAR MEDIADO PELA ANÁLISE LINGUÍSTICA COM ENFOQUE NA ARGUMENTAÇÃO

Autores

  • Glaci Terezinha Schneider
  • Aparecida Feola Sella
Agências de fomento

Palavras-chave:

Produção textual, Refacção, Análise linguística.

Resumo

Apresenta-se, neste texto, discussão sobre o processo de produção escrita em atividade propiciada por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa aplicado em uma escola pública do Estado do Paraná, cujo objetivo foi desenvolver a produção escrita argumentativa de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa enfocou o ensino do gênero artigo científico e das conjunções como elementos constituidores de argumentação na escrita desse gênero. Ocorreu aplicação de estratégias embasadas na Semântica Argumentativa, as quais se voltaram para o uso das conjunções como elementos argumentativos e para a expansão de ideias. Após análise do material produzido, foi selecionada a última versão do texto escrito por um aluno cuja produção foi bem pontuada. Verificou-se assimilação do gênero textual proposto e o uso das conjunções como elementos organizadores de argumentação foi considerado, pelo aluno, na produção de seu texto.  

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Publicado

16-09-2013

Como Citar

SCHNEIDER, G. T.; SELLA, A. F. O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCOLAR MEDIADO PELA ANÁLISE LINGUÍSTICA COM ENFOQUE NA ARGUMENTAÇÃO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 26, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/8092. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos