ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO

Autores

  • Ilda de Fátima de Lourdes Oliveira
  • Greice da Silva Castela
Agências de fomento

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Ensino.

Resumo

O estudo proposto neste artigo visa a apresentar uma revisão e reflexão teórica sobre os conceitos de alfabetização e de letramento. Considerando que o termo letramento surgiu no Brasil na década de 80, pretendemos investigar como ele tem sido empregado na educação brasileira, e quais reflexos a sua utilização provocou nas práticas pedagógicas escolares. Utilizamos como aporte teórico estudos como os de Kleiman (1995), Soares (2000; 2004), Matencio (1994; 2004), Tfouni (1995) e Rojo (2004). A partir das referências citadas almejamos traçar um paralelo entre o emprego desses dois termos e como o letramento pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Tendo em vista que nas práticas escolares pretendemos formar leitores proficientes, não nos cabe escolher entre alfabetizar ou letrar, o que se torna necessário é alfabetizar letrando.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

OLIVEIRA, I. de F. de L.; CASTELA, G. da S. ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 26, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/8625. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos