Proposta Dialógica de Leitura Com A Dimensão Social De Gêneros Jornalísticos: Um Tema e suas Diferentes Axiologias
Palavras-chave:
Teoria Dialógica, Gêneros jornalísticos, Proposta temática de leituraResumo
Este artigo apresenta uma proposta metodológica de trabalho com a dimensão social do texto-enunciado, voltada ao eixo da leitura, para o 3º ano do Ensino Médio, a partir de um Planejamento Temático de Leitura Dialógico (PTLD), elegendo o tema isolamento social, como temática orientadora para o trabalho com duas charges e uma crônica, produzidas no mês de março, durante a pandemia do Covid-19. O referencial teórico ancora-se nos pressupostos norteadores da prática de leitura na concepção dialógica bakhtiniana. O percurso metodológico busca compreender cada um desses enunciados inicialmente como gêneros autônomos, para, depois, evidenciar a relação entre seus elementos constitutivos de um movimento responsivo social, permeado de inúmeras vozes e diferentes apreciações valorativas. A finalidade da proposta é auxiliar professores em formação inicial e continuada a pensar em um trabalho com a prática discursiva de leitura em caráter dialógico para a sala de aula.
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