Auriculoterapia como tratamento complementar à fisioterapia na qualidade de vida em idosos com incontinência urinária
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v2i1.24837Palavras-chave:
Auriculoterapia, Incontinência urinária, Fisioterapia, Qualidade de vida, Idosos.Resumo
Incontinência Urinária é a perda involuntária de urina, que afeta de maneira negativa a qualidade de vida das pessoas, causando-as desconfortos para sair de casa, depressão, baixa autoestima e interfere até em seu psicológico. A auriculoterapia é uma prática integrativa, que quando aplicada corretamente, apresenta melhora dessa disfunção. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia da auriculoterapia na qualidade de vida de idosos com incontinência urinaria (IU). Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, realizada com três idosos com idade superior a 60 anos. Foram utilizados como instrumento desta pesquisa dois questionários, para avaliar o impacto da IU na qualidade de vida. Como tratamento, foram realizados exercícios fisioterapêuticos nos três idosos, e em dois deles foi aplicada a auriculoterapia para auxiliar na redução de perda urinária. Com base nos questionários aplicados, a diferença dos resultados do início do atendimento para o final do atendimento não tiveram uma diferença significativa. Porém, de acordo com os relatos dos pacientes, eles notaram a diminuição da perda urinária e também o aumento do tempo de controlar a urina.
Referências
Camillato ES, Barra AA, Junior ALS. Incontinência urinária de esforço: fisioterapia versus tratamento cirúrgico. Feminina. Jul 2012. 40(4):187-94.
Sacomani ARS et al. Incontinência Urinária. In: Nardi AC et al, editors. Diretrizes Urologia – AMB. ed. São Paulo (BR): [s.n.], 2014. cap. 8, p. 82-90.
Mascarenhas T. Disfunções do pavimento pélvico: incontinência urinária e prolapso dos órgãos pélvicos. In: EDITORS.Manual de Ginecologia. Lisboa (PT): Permanyer; 2011. v.2. p. 283-98.
Jóji, E. Auriculoterapia oriental: método Enomoto. 1. ed. São Paulo: Ícone; 2005.
Fonseca ESM, Camargo ALM, Castro RA, Sartori MGF, Fonseca MCM, Lima, GR, et al. Validação do questionário de qualidade de vida (King’s Health Questionnaire) em mulheres brasileiras com incontinência urinária. Rev Bras Ginecol Obstet. 2005;27(5):235-42.
Tamanini JTN, Dambros M, D’Ancona CAL, Palma PCR, Júnior NRN. Validação para o português do “International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form” (ICIQ-SF). Rev. Saúde Pública. 2004;38(3):428-44.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Acta Elit Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.