ASSOCIAÇÃO ENTRE ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE FEMININA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v4i1.26895Palavras-chave:
Endometriose, Infertilidade, Inflamação, Dismenorreia, GravidezResumo
Endometriose é uma doença crônica que afeta cerca de 20% das mulheres em idade fértil causada por implantes de tecido endometrial localizados fora da cavidade uterina, principalmente em locais como ovários e cavidade peritoneal. A origem dessa condição ainda permanece desconhecida, existindo na literatura diversas teorias que objetivam explicar a fisiopatologia envolvida, como por exemplo a Teoria de Sampson, conhecida como teoria da menstruação retrógrada. A doença apresenta dois desfechos principais, sendo eles: dor pélvica e infertilidade. A dificuldade de concepção espontânea está relacionada à resposta inflamatória local gerada pelas células endometriais ectópicas, o que leva a aumento nos níveis de citocinas, interleucinas, fatores de crescimento, fatores angiogênicos e células de defesa. Esse ambiente pode alterar mecanismos fisiológicos envolvidos na ovulação, fecundação e implantação, além de prejudicar a qualidade dos espermatozoides e promover alterações anatômicas do trato genital feminino. O presente estudo teve como objetivo reunir os dados existentes na literatura contemporânea para compreender os mecanismos envolvidos na infertilidade gerada pela endometriose. Assim, concluiu-se que a inflamação é o evento base para todos os processos envolvidos que podem influenciar na fertilidade e que os estudos acerca do tema elevam a expectativa para o desenvolvimento de novas abordagens dessas pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.