Associação entre endometriose e infertilidade feminina: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v4i1.26895Palavras-chave:
Endometriose, Infertilidade, Inflamação, Dismenorreia, GravidezResumo
Endometriose é uma doença crônica que afeta cerca de 20% das mulheres em idade fértil causada por implantes de tecido endometrial localizados fora da cavidade uterina, principalmente em locais como ovários e cavidade peritoneal. A origem dessa condição ainda permanece desconhecida, existindo na literatura diversas teorias que objetivam explicar a fisiopatologia envolvida, como por exemplo a Teoria de Sampson, conhecida como teoria da menstruação retrógrada. A doença apresenta dois desfechos principais, sendo eles: dor pélvica e infertilidade. A dificuldade de concepção espontânea está relacionada à resposta inflamatória local gerada pelas células endometriais ectópicas, o que leva a aumento nos níveis de citocinas, interleucinas, fatores de crescimento, fatores angiogênicos e células de defesa. Esse ambiente pode alterar mecanismos fisiológicos envolvidos na ovulação, fecundação e implantação, além de prejudicar a qualidade dos espermatozoides e promover alterações anatômicas do trato genital feminino. O presente estudo teve como objetivo reunir os dados existentes na literatura contemporânea para compreender os mecanismos envolvidos na infertilidade gerada pela endometriose. Assim, concluiu-se que a inflamação é o evento base para todos os processos envolvidos que podem influenciar na fertilidade e que os estudos acerca do tema elevam a expectativa para o desenvolvimento de novas abordagens dessas pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Acta Elit Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.